QUEM SOMOS?

O Algarve Active Ageing é um ecossistema que oferece soluções criativas e viáveis que melhoram a qualidade de vida e a saúde das pessoas idosas. Este é um consórcio de inúmeras organizações na ótica da hélice quadrupla (academia, governança, empresas e sociedade civil), que trabalham de forma colaborativa no desenvolvimento de soluções inovadoras que possam ter impacto nas populações.

A3 | Algarve Active Ageing

Este consórcio é o catalisador para a criação de sinergias positivas entre os diversos parceiros, com o objetivo de estabelecer uma abordagem abrangente e baseada na inovação para o envelhecimento ativo e saudável na região do Algarve.

A 25 de setembro de 2019 a região do Algarve é reconhecida pela Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP – AHA) da Comissão Europeia, como uma das 77 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

A liderança do Reference Site Algarve Active Ageing é da responsabilidade da Universidade do Algarve (UAlg) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), sendo a coordenação assumida pela Professora Doutora Sandra Pais do Algarve Biomedical Center – Research Institute (ABC-RI).

 


O ALGARVE

A Região do Algarve, é uma das sete regiões NUTS II de Portugal e é composta por 16 concelhos. O Algarve constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa.

A sua área totaliza cerca de 5 000 quilómetros quadrados. Segundo uma estimativa de 2019, a sua população totalizava 438 406 habitantes, com uma densidade populacional de 87.8 habitantes por quilómetro quadrado.

 

ALTERAÇÕES DEMOGRÁFICAS

Portugal é um dos países europeus com a taxa de fecundidade mais baixa taxa (1,36 filhos por mulher em 2016). Tal como noutros países do Sul da Europa, esta situação conduziu a um envelhecimento acelerado da sua população e a um rápido crescimento da proporção de adultos mais velhos. Em 1960, apenas 8 por cento da população tinha mais de 65 anos, mas esta percentagem aumentou para mais de 20 por cento até 2016. 

O índice de envelhecimento de Portugal em 2019 rondava 161.3 e na região do Algarve 145.4. No Algarve aproximadamente 22% da população residente tem mais de 65 anos.